Conselheiro de intercâmbio

O que é um Conselheiro de intercâmbio?

Cada intercambista terá dois Conselheiros ou “Padrinhos” no Rotary Club. Um no Rotary Club local e outro no Rotary Club no exterior. O Conselheiro é um rotariano designado pelo clube e tem o papel de auxiliar a família e o jovem durante todo o processo de intercâmbio, tirando dúvidas, fornecendo orientação e tomando providências quando necessário. Deve ser pessoa que possa dedicar voluntariamente seu tempo nesse papel. Não pode ser um dos pais hospedeiros, nem o Presidente do Clube, nem o Oficial de Intercâmbio.

Durante a fase preparatória à partida, o Conselheiro local poderá ser procurado para auxílio. Após a definição do Rotary Club hospedeiro, o Conselheiro do Rotary Club no exterior poderá ser procurado para ajuda. Durante o intercâmbio no exterior, este Conselheiro passa a ser o elo de ligação entre o aluno e os pais naturais, contudo, em caso de dificuldade o Conselheiro local poderá ser procurado para auxiliar.

Responsabilidades do Conselheiro

  • Entrar em contato e estar à disposição do jovem e seus pais durante a fase de preparação da viagem.
  • Estabelecer contato com a família hospedeira local, garantindo que tudo esteja certo, e que o jovem estrangeiro seja devidamente recepcionado no aeroporto.
  • Durante a 1ª semana do jovem estrangeiro no País, o Conselheiro deve fazer contatos frequentes com ele e com a família hospedeira, assegurando-se de que tudo esteja indo bem.
  • Assegurar-se de que os documentos do jovem estejam em ordem e que a carteira de estrangeiro seja providenciada junto à Polícia Federal (até 30 dias após sua chegada ao Brasil).
  • Assegurar-se de que o jovem possui passagem aérea de regresso que possa ser utilizada no caso de uma emergência (inclusive por motivos disciplinares).
  • Verificar se o jovem sabe como obter a sua mesada junto ao Rotary Club.
  • Assegurar-se de que o jovem conheça as regras do intercâmbio e que esteja disposto a cumpri-las.
Translate »