Custos Estimados

O Rotary procura manter o custo o mais baixo possível para viabilizar o acesso para o maior número possível de famílias. Praticamente, todo o trabalho é exercido por rotarianos voluntários. Como cada Programa de Intercâmbio de Jovens é administrado por seu respectivo distrito rotário, os custos podem variar de um distrito para outro.

Quanto custa?

Para o intercâmbio de longa duração (1 ano), do Distrito 4560, os estudantes e seus pais devem cobrir os seguintes custos.

1-TAXA PARA PARTICIPAÇÃO: O candidato pagará uma taxa determinada anualmente pela Subcomissão Distrital que pode ser dividida em 2 parcelas:

a) Parcela de inscrição vigente no mês da inscrição.

b) Parcela de confirmação, por ocasião do recebimento do Formulário de Garantia / Pedido de Visto (Guarantee Form), que lhe possibilitará conseguir o visto especial de estudante no país anfitrião.

Nota 1: Se, por qualquer motivo, o candidato não efetivar sua participação no Programa, a 1ª parcela não será devolvida.

Nota 2: Da parcela de inscrição no programa, o Comitê de Intercâmbio repassará também ao Rotary Club Padrinho.

2-A ACEITAÇÃO DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO E PAÍS DE INTERCÂMBIO: A inscrição do(a) candidato(a) e sua aprovação nos exames de classificação, não garantem sua participação efetiva no Programa de Intercâmbio de Jovens, pois ficará o mesmo na dependência de sua aprovação final por um Rotary Clube e Distrito no exterior, não cabendo nenhuma responsabilidade, neste sentido, ao Distrito 4560 ou ao Rotary Club patrocinador. A escolha do país para fazer o intercâmbio, restringe-se aos países em que a Subcomissão Distrital apresentar como opções de acordo com a classificação do candidato no processo seletivo. Ressaltamos que, em virtude da indisponibilidade de Intercambistas dos Distritos parceiros aceitarem sua vinda para o Brasil, poderemos não fechar os acordos com os mesmos, inviabilizando as vagas. A oferta de vagas limita-se as condições de parceria entre os Distritos. A falta de candidatos interessados em fazer intercambio no Brasil e a falta de interesse do distrito parceiro em receber o intercambista indicado pelo Brasil faz com que a vaga emparceirada seja suspensa. Após respeitar as normas de seleção e participação do programa de intercâmbio, estabelecidas pela Comissão de Distrital, cada clube patrocinador, possui critérios próprios de aceitação para indicação do intercambista.

3-SEGURO DE VIDA / SAÚDE: O candidato, obrigatoriamente, deverá fazer um seguro de vida/saúde, para viajar ao país estrangeiro, cujo custo é variado dependendo do país anfitrião, para o período do intercâmbio.

4-FUNDO DE RESERVA: Todo estudante tem que levar uma quantia a título de caução, em espécie, podendo variar de valor dependendo do Distrito ou Rotary Club anfitrião, que ficará sob a guarda do Oficial de Intercâmbio do Club, juntamente com o passaporte e a passagem de volta.

5-DESPESAS: Todas as despesas com passagens aéreas, taxas de remarcação e alteração, além de multas e diferenças tarifárias; passaporte, vistos de entrada, despachantes, exames médicos, certidões, traduções juramentadas, documentos de identidades exigidos pelos países anfitriões, uniforme (modelo padrão do Rotary International), bandeira do Brasil, brindes, etc…, são de responsabilidade da família do estudante. A família deverá possuir Cartão de Crédito internacional com limite correspondente à aquisição de passagens, além das despesas comerciais pertinentes ao Intercâmbio. Também deverá apresentar Declaração de Imposto de Renda e Comprovante de Renda compatível com os valores mínimos exigidos para obtenção dos vistos, de acordo com as exigências dos países de destino.

6-AGÊNCIA DE VIAGENS OFICIAL DO DISTRITO 4560: A compra e emissão das passagens serão feitos na Agência de Viagens oficial do Distrito 4560 certificada pelo Rotary International, de acordo com as instruções explícitas no Formulário de Garantia (Guarantee Form). De acordo com as Normas de Rotary International, não podem ser utilizados programas de pontos, milhas ou passagens cortesia; devido às suas condições de uso restrito. Somente bilhetes aéreos com validade de 01 ano são autorizados pelo Programa.

O Programa não visa lucro e os valores cobrados pelo Rotary são utilizados para cobrir os custos do programa.

Translate »